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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA AUTORES

A Revista da FAESF é uma publicação trimestral em formato eletrônico, de caráter permanente e de responsabilidade da Faculdade de Ensino Superior de Floriano, localizada em Floriano – Piauí. 

A Instituição acredita que a criação, transmissão e valorização social do conhecimento e da cultura leva ao progresso da sociedade. Para isso, tem como objetivo iniciar os alunos no meio científico além de difundir o conhecimento por meio de trabalhos inéditos nas áreas de saúde, ciências humanas e tecnológicas. Também se aceitam trabalhos de professores e profissionais.

Segue um modelo de avaliação por pares que revisam o artigo de maneira desinteressada.  Em caso de divergência entre os pareceres, o trabalho será enviado para um terceiro parecerista.

A revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizando gratuitamente a revista, difundimos o conhecimento de maneira mais ampla.

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

Processo editorial:

O artigo deve ser submetido através do cadastro no sistema ou encaminhado a nucleodepesquisa@faesfpi.com.br em formato Microsoft word. Ao receber o artigo, a equipe editorial verificará se este cumpre as normas de publicação para o tipo particular de artigo. Se não, o trabalho é devolvido ao autor para modificação antes de iniciar o processo de publicação. Uma vez que o manuscrito atende aos requisitos, se iniciará o processo de revisão.  
Após o processo de revisão por pares, o autor recebe uma comunicação com a decisão editorial, que pode ser a) aprovada depois de algumas correções, b) recusado, c) aceito. a) No caso de serem necessárias modificações, os autores indicarão o prazo para apresentação do manuscrito revisado pelos autores. Mais uma vez, o escritório editorial pode voltar a solicitar modificações no artigo.  b) Se o artigo for rejeitado, não é possível enviar uma nova versão se não for aprovado pela equipe editorial depois de uma solicitude ao mesmo e.mail. O editor chefe revisará todas as reclamações, consultando, se considera oportuno, com outros membros da equipe editorial. Tentaremos responder a todas as reclamações com a maior rapidez possível. c) Se o manuscrito for aceito para publicação, a equipe editorial realizar um trabalho de pré-edição. Nesta fase, é possível que os autores recebam um novo pedido de modificações para realizar mudanças formais e estilísticas.

Quando o pdf provisório do artigo está pronto, se envia ao autor de correspondência para verificar a correção. Em paralelo, uma revisão final é feita a partir do escritório editorial. Depois de incorporar as alterações relevantes, o artigo é publicado em um número determinado periódico, de acordo com a programação e necessidades editoriais.

COMO PREPARAR UM ARTIGO

Considerações prévias:

Os trabalhos submetidos à Revista da FAESF (“Revista”) devem ser inéditos e originais. Os trabalhos que foram apresentados anteriormente em forma de pôster ou publicados em forma de resumo em anais de congressos poderão ser submetidos à Revista.  Não são considerados originais, pela Revista artigos que tenham sido anteriormente publicados em outra língua. A ocorrência de plágio, incluindo autoplágio total ou parcial sem a devida citação, implica em exclusão imediata do sistema de avaliação.

Os trabalhos enviados à Revista devem respeitar as recomendações sobre investigação clínica. Em caso de haver participação de seres humanos ou animais, o autor deve seguir as recomendações do Comitê de Ética (ver seção correspondente). No artigo, os autores deverão deixar claro se o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), bem como o processo de obtenção do consentimento livre e esclarecido dos participantes de acordo com a Resolução nº 466 do Conselho Nacional de Saúde de 12 de Dezembro de 2012.

O conteúdo e a revisão ortográfica dos artigos publicados pela Revista são responsabilidade de seus autores.

Na submissão no site, os títulos deverão ter somente a primeira letra maiúscula. É obrigatório que todos os autores sejam inseridos no momento da submissão. Após a publicação não será possível acrescentar, retirar, mudar ordem nem corrigir o nome.

O autor de correspondência será responsável por declarar os possíveis conflitos de interesses. Se existem, os autores deverão preencher o documento de declaração de conflito de interesses do International Committee of Medical Journal Editors (http://www.icmje.org/downloads/coi_disclosure.pdf). Se não existem conflitos de interesses, esta informação se incluirá no final do artigo.

Os trabalhos admitidos para publicação se tornam propriedade da FAESF e sua reprodução total ou parcial deverá ser convenientemente autorizada. O autor deverá enviar à revista a declaração de direito autoral assinada quando o artigo for aceito. Modelo disponível abaixo (“sobre” -> “submissões” ).

Todos os manuscritos deverão constar o nome dos autores, titulação, local de trabalho, cargo atual, endereço completo, incluindo o eletrônico e indicação de um dos autores como responsável pela correspondência.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto será submetido em formato Microsoft Word (formatos doc ou docx). Formatação do papel: tamanho A4; margens superior e esquerda = 3cm, margens inferior e direita =2cm. Formatação da fonte: Arial, tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas. Espaçamento entre linhas 1,5. Sem espaçamentos entre os parágrafos. Recuo da primeira linha de 1,25.
  2. A formatação dos documentos seguirá as orientações estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Fonte arial tamanho 12, exceto nas citações, legendas e notas de rodapé que terão fonte 10. Margens no anverso da folha: superior e esquerda 3cm; inferior e direita 2cm. Espaçamento: 1,5cm de entrelinha e 6pt antes, exceto as citações de mais de 3 linhas, as notas de rodapé, as referências, as legendas, a natureza do trabalho que serão digitadas em espaço simples. O recuo deverá ser especial na primeira linha com 1,25cm. Espaço entre o título das seções: 1,5cm.
  3. Elementos pré-textuais:

    Na primeira página (capa) estarão os dados do artigo: Título do trabalho no idioma original (em negrito, centralizado, fonte arial 12, somente inicial em maiúscula). Após um espaço simples abaixo do título apresenta-se o nome dos autores (alinhamento à direita, um autor por linha). É obrigatório que todos os autores sejam inseridos no momento da submissão. Em nota de rodapé será apresentada a afiliação institucional de cada autor e o e-mail para contato.

    Na segunda página: A palavra Resumo (em negrito, alinhada à esquerda). Na linha a seguir apresenta-se o resumo no idioma original (alinhamento justificado). O resumo deve ter no máximo 350 palavras e estar estruturado (apresentar a temática, o objetivo, o método e os resultados). Logo abaixo do resumo apresenta-se a expressão Palavras-chave (no idioma original, em negrito, alinhada à esquerda e seguida de dois pontos). Após os dois pontos apresentam-se de três a cinco palavras-chaves (no idioma original, com inicial em maiúscula, separadas por ponto).

    Deverá transparecer uma visão clara e rápida do trabalho, com coesão e significância pré-elaborada.

    Na seguinte línea segue o título e resumo em inglês. Igual ao resumo na língua vernáculo, com a diferença de ser transcrito para o inglês.

     

  4. Elementos textuais:

    Dizem respeito aos elementos que constituem o trabalho propriamente dito.

    Introdução: É a parte inicial do texto. Deve delimitar o tema, com uma descrição bastante sucinta dos objetivos. Deve ainda conter os demais elementos que contextualizam a relevância do trabalho, como a justificativa, imprescindível e devidamente embasada na literatura.

    Desenvolvimento: O termo “desenvolvimento” não deve ser utilizado como título de capítulo. Será estruturado de acordo com o tipo de pesquisa. Sugerem-se os seguintes passos:

    A. Para trabalhos com coleta de dados (objetivos, metodologia, resultados e discussão).

    B. Para trabalhos de pesquisa bibliográfica (objetivos e revisão da literatura).

    C. Para projetos que envolvam diagnóstico/prognóstico (objetivos, justificativa, metodologia, diagnóstico, prognóstico, cronograma).

    Conclusões: É a parte final do texto, na qual somente se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses do trabalho. Não se deve fazer uma cópia dos resultados. Em caso de que o trabalho não tenha alcançado conclusões próprias se deveria optar pelo termo “Considerações finais”.

     

  5. Elementos pós-textuais: As referências deverão ser apresentadas no final do texto, em uma lista em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT NBR 6023:2002. 

    Ilustrações: as tabelas, gráficos e imagens devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. Cada ilustração deve conter um pequeno título.

  6. Normas específicas para cada tipo de artigo:

    Artigos originais: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita. Máximo 2000 palavras de texto. Entende-se texto como o corpo do artigo, ou seja, sem resumo, abstract e referencias. Máximo 8 autores.  As tabelas e figuras devem ser limitadas a 5 no conjunto.

    Artigos originais resumidos/curtos: são contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita apresentados de maneira mais resumida que os originais. Máximo 1000 palavras de texto. Entende-se texto como o corpo do artigo, ou seja, sem resumo, abstract e referencias. Máximo 6 autores. As tabelas e figuras devem ser limitadas a 2 no conjunto.

    Revisões: Avaliação crítica sistematizada da literatura ou reflexão sobre determinado assunto, devendo conter conclusões. Os procedimentos adotados e a delimitação do tema devem estar incluídos.  Máximo 2000 palavras de texto. Entende-se texto como o corpo do artigo, ou seja, sem resumo, abstract e referencias. Máximo 8 autores.

    Artigos de atualização: Artigo que revisa e resume uma atualização de um tema em concreto (resumo de “guidelines”, temas de atualidade, etc. Máximo 1000 palavras de texto. Entende-se texto como o corpo do artigo, ou seja, sem resumo, abstract e referencias.  Máximo 4 autores.

    Mesa redonda: É um formato que possibilita uma discussão multidisciplinar de um tema concreto de maneira igualitária onde cada autor defende seu ponto de vista. Também podem ser pontos de vista divergentes. Exemplos: Adoção, imigração desde o ponto de vista do Direito e de Serviço Social. Tratamento da dor crônica desde o ponto de vista de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem. Novas formas de energia: vantagens e desvantagens, escrito por Engenharia. Em esse caso um autor defenderia as vantagens e outro as desvantagens. Máximo 2000 palavras de texto. Entende-se texto como o corpo do artigo, ou seja, sem resumo, abstract e referencias. Máximo 6 autores.

    Relatos de casos ou séries de casos: O texto será composto de introdução, relato de caso/casos, discussão e conclusão. Máximo 400 palavras de texto. Entende-se texto como o corpo do artigo, ou seja, sem resumo, abstract e referencias. Máximo 3 autores.

    Resenhas: resenha crítica de obra, publicada nos últimos dois anos. Máximo 1000 palavras de texto. Entende-se texto como o corpo do artigo, ou seja, sem resumo, abstract e referencias.  Máximo 4 autores.

    Uma imagem vale mais que mil palavras: Apresentação de 1 ou 2 imagens (se estão relacionadas) que sejam representativos de um processo, entidade clínica ou qualquer imagem relacionada com qualquer das áreas que a Revista abrange, sendo, portanto, de interesse pedagógico.  Máximo 250 palavras de texto explicativo. Máximo 2 autores. Não necessita resumo, mas é imprescindível título em português e inglês.

    “Minha experiência”: Relato da experiencia dos estudantes que possa ser útil como estímulo ou aprendizagem para outros. Ao contrário das outras seções só serão aceitos depois de uma indicação escrita por um professor ou editor. A indicação deve ser feita através de um e.mail a nucleodepesquisa@faesfpi.com.br descrevendo em poucas líneas o tipo de experiência e sua utilidade para os demais alunos. Além do nome dos autores. Máximo 400 palavras de texto. Máximo 4 autores. Máximo 2 imagens. Não necessita resumo, mas é imprescindível título em português e inglês.

    Artigo especial: Artigo que não pertence a nenhuma das sessões acima citadas mas que o editor pode aceitar se julga que será benéfico para a Revista e leitores.

     

 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista da FAESF o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico.

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.