Avaliação da implementação do mapa de riscos em uma Clínica Escola de uma Instituição de Ensino Superior.

José Victor Barbosa de Sousa, Luanna Carvalho Santos, Marina Bucar Barjud

Resumo


De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 6.300 pessoas morrem todos os dias de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Este estudo tem como objetivo diagnosticar os riscos potenciais inerentes às atividades realizadas na clínica escola, avaliando as necessidades da implementação do mapa de risco. Metodologia: O estudo foi realizado durante os meses de setembro a novembro de 2018 na Clínica Escola Jasmina Bucar, localizada na Faculdade de Floriano. Foram realizadas visitas para observação in situ e aplicados questionários aos trabalhadores da clínica e usuários. Resultados: Perguntados em questionário sobre mapa de risco, 52,63% de um total de 19 entrevistados responderam desconhecer o termo. 57,89% desconhecem a sigla CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). 63,15% dos entrevistados mostraram acreditar no benefício da instalação de placas contendo as identidades dos agentes danosos mais frequentes em cada ambiente. Concluímos que existe desconhecimento de alguns utilizadores quanto a exposição a agentes danosos e, portanto, real necessidade da execução de um mapa de risco na clínica escola, visando dar aos usuários conhecimento sobre os possíveis riscos existentes, bem como subsidio para que adotem as devidas medidas preventivas. Além do que, busca-se minimizar possíveis responsabilizações aos gestores da clínica causadas pela inobservância das orientações geradas pelo mapa.

Palavras-chave


Segurança do trabalho; riscos de acidentes; mapa de risco

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DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.3.4.2019.98

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