Retratos da avaliação da aprendizagem em uma escola pública: o foco em índices de aprovação e reprovação do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Gerlan Almeida de Oliveira, Francisco Renato Lima

Resumo


A avaliação é parte constituinte da vida social humana, e da rotina escolar, particularmente, influenciando no desenvolvimento do sujeito, no equilíbrio entre a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento sociocultural coletivo. Partindo dessa premissa, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer e analisar a realidade de avaliação escolar de uma instituição pública de Ensino Fundamental, no que se refere aos seus índices de aprovação ou reprovação escolar, tomando-se como base os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), dos anos de 2013, 2014 e 2015. Metodologicamente, a pesquisa assume caráter qualiquantitativo, realizada em três etapas: pesquisa bibliográfica, com base em Alves; Lange; Bonamino (2010), Leon; Menezes-Filho (2002), Luckesi (2011) e Sordi (1999); análise documental dos resultados do IDEB, nos anos de 2013, 2014 e 2015, disponíveis na própria escola, como em sites do Ministério da Educação (MEC); e pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário de cinco questões, aos professores de Língua Portuguesa e Matemática, visto que o foco das avaliações externas são essas disciplinas. Tais enveredamentos de pesquisa nos possibilitaram concluir que, o índice de reprovação, e por imediato, evasão e fracasso escolar dos alunos, é mínimo, o que revela comprometimento com o ensino; fato que se percebe também, pela realização de projetos, oficinas, programas que ajudam os professores, a desenvolverem suas aulas com autonomia, proporcionando uma aprendizagem de qualidade para os alunos e, portanto, elevando as metas previstas pelo IDEB.

Palavras-chave


Avaliação da aprendizagem; Aprovação; Reprovação; Processo de Ensino e Aprendizagem; Ensino Fundamental

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.3.4.2019.97

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