Principais Consequências Relacionadas a Dieta Low Carb: um estudo de revisão

Ellen Izabel Barboza Moreira, Jercyana Gomes Barbosa da Silva, Jessica Lesllen Rodrigues Martins, Lorena da Rocha Barros Sousa

Resumo


Introdução: A dieta low carb caracteriza-se basicamente pelo baixo consumo carboidrato onde consequentemente aumenta a queima de gordura corporal para obter energia. A dieta de baixo consumo em carboidratos tornou-se mais utilizada nos últimos tempos pela eficiência de rápida queima de gordura corporal tornando-se mais rápida que a dieta convencional. Objetivo: Identificar as principais consequências causadas pelo uso dieta low carb e as possíveis dificuldades e limitações que essa dieta ocasiona. Metodologia: O presente estudo compreendeu-se em uma revisão bibliográfica sobre as principais consequências relacionadas a Dieta low carb. Com a revisão bibliográfica foi aprofundado o conhecimento sobre a dieta low carb acerca de avaliar o desempenho de possíveis impactos sobre o uso dessa dieta. Resultados e Discussão: Através da busca foram identificados 100 artigos, dos quais apenas 14 atendiam os critérios de inclusão do tema. Os demais artigos não se enquadravam no tema as principais consequências relacionadas a dieta low carb. Conclusão: Com base no que foi apresentado no que se afirmar na literatura, a dieta com o consumo mais baixo de carboidratos parece ser mais efetiva nos controles das patologias do diabetes mellitus tipo 2 onde em alguns casos, o níveis de reversão da doença pode ser 100%.

Palavras-chave


Dieta low carb; Calorias; Restrição; Carboidrato

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA FILHO, M.; RISSIN, A. A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Cad. Saúde Pública,19(Sup. 1): S181-S191, 2003.

BETONI, F.; et all. Avaliação De Utilização De Dietas Da Moda Por Pacientes De Um Ambulatório De Especialidades Em Nutrição E Suas Implicações No Metabolismo - ConScientiae Saúde, 2010.

BRAGA; D. C. A.; et all. Composição nutricional de dietas da moda publicadas em sites e blogs - Vol.32 Campinas, 2019.

BRADLEY, U.; et all. Dietas De Redução De Peso Com Baixo Teor De Gordura Versus Baixo Teor De Carboidratos Dietas Efeitos Na Perda De Peso, Resistência à Insulina E Risco Cardiovascular: Um Ensaio De Controle Randomizado. American Diabetes Association. Vol. 58, 2009..

CORDEIRO, R.; SALLES, M. B.; AZEVEDO, B. M. Benefícios e Malefícios da Dieta Low Carb. Revista Saúde em Foco – Edição nº 9 – Ano: 2017

FRANCISCO, S. C. Impacto de uma dieta low carb no peso corporal e hábitos alimentares de indivíduos com excesso de peso: follow up 1 ano. Lisboa, 2018.

LAGIOU, P.; et all. Dieta rica em proteínas com baixo teor de carboidratos e incidência de doenças cardiovasculares em mulheres suecas: estudo de corte prospectivo, 2012.

LIMA, P. L.; ALMEIDA, J. O. Adesão Da Dieta De Baixo Teor De Carboidratos Em Pacientes Com E Sem Acompanhamento Nutricional. CESCAGE- Campos Gerais. Vol. 1, n. 13, 2020.

OLIVEIRA, J.; et all. Restrição cognitiva direcionada aos carboidratos em indivíduos praticantes de dieta low carb com compulsão alimentar: o envolvimento da culpa pelos desejos por comida - Vol.19 São Paulo, 2021.

OLIVEIRA, J.; FIGUEREDO, L.; CORDÁS, T. A. Prevalência de comportamentos de risco para transtornos alimentares e uso de dieta “low-carb” em estudantes universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria - Vol.68- Rio de Janeiro, 2020.

PAOLI, A.; et all. Perda De peso Bem Sucedida De Longo Prazo Com uma Combinação Dieta Cetogênica Mediterrânea Bifásica e Dieta Mediterrânea Protocolo de Manutenção. Nutrients,2013.

PEREIRA, A. G. S.; GIAROLA, L. C. Utilização De Dietas Com Baixo Teor De Carboidratos Para O Tratamento De Obesas Atendidas Em Uma Unidade Básica De Saúde Do Município De Botucatu – São Paulo. UNESP – Botucatu, V.3, n.4, 2010.

PINTO, A. K. C. A Influência das Redes Sociais na Transformação do Estilo de Vida Voltado às Práticas de Saúde. Faculdade de Educação e Meio Ambiente. Arquemes– RO, 2019.

RODRIGUES, E. C.; et all. A Investigação de Dietas Low Carb na Mídia Instagram Social. Revista FIMCA. Vol 7. Número 2, 2020.

SAMKANI, A.; et all. Uma dieta rica em proteínas com redução de carboidratos diminui agudamente o pós-prandial e excursões diurnas de glicose em pacientes com diabetes tipo 2. British Journal of Nutrition, 2018.

SANTOS LA. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis.Rev Nutr; 18(5):681-692. 2005.




DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.6.3.2022.172

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 REVISTA DA FAESF


ISSN 2594-7125

©2017 FAESF - Faculdade de Floriano


Indexada:

google acadêmico sumários.org

  LOCKSS