Conquistas e desafios da Educação pós pandemia

Elza Bucar de Almeida Nunes, Elda Waquim Bucar de Arruda

Resumo


A tarefa da Universidade não é fácil. Nosso objetivo é servir à sociedade naquilo que necessita; formar bons cidadãos, livres, criativos, tolerantes e excelentes profissionais. Que sejam capazes de afrontar os novos desafios da sociedade.

O desafio da geração atual é a mudança de paradigma pós pandemia, mas devemos lembrar que todas as gerações tiveram seus desafios e todas as que virão também terão. Devemos estar preparados para preparar os cidadãos do futuro.

A tarefa das Instituições particulares é mais complicada ainda porque ao objetivo anterior, temos que acrescentar as dificuldades de realizá-lo dentro de um orçamento realista e sob estritas exigências. E mais complicado ainda é realizar todos esses objetivos no interior do Piauí.

O projeto da FAESF desde o início foi de melhorar a vida da nossa cidade e região. Dar mais oportunidades para os jovens e que estes possam continuar sua formação próximos à casa. Mais cursos e melhores instalações. Não apenas instalações modernas, mas que dão a cada aluno a oportunidade de aprender e vivenciar a sua futura profissão.

A situação extraordinária que vivemos nos permitiu refletir e à medida que os efeitos do COVID-19 na saúde das pessoas vão perdendo virulência vemos com mais clareza a transformação que a pandemia causou na economia e também no mercado de trabalho. Mudanças que vinham brotando há muito tempo, mas que sofreu uma aceleração exponencial durante a pandemia

Vislumbramos novos desafios no horizonte: a transformação digital, as novas formas de trabalhar, automatização de processos, as subespecialidades emergentes e as que se tornaram obsoletas.

Esses desafios nos obrigam a manter-nos não somente continuamente formando-nos, mas também focar a formação para essas novas habilidades necessárias. Um conhecimento técnico que obrigatoriamente estará relacionado com valores bem consolidados.

O esforço titânico de toda a equipe FAESF permitiu realizar a adaptação da Educação durante a pandemia e no momento em que a regulamentação permitiu, retomamos as aulas presenciais quase imediatamente. A nossa Instituição foi além e, no período da pandemia, ampliou suas instalações, construindo um centro de eventos.

Realizamos as Jornadas Científicas de 2022 de maneira presencial, quando a maioria das demais Instituições de Ensino Superior ainda não havia retomado todas as atividades. A edição anterior ocorreu de forma virtual e, apesar de ter sido um êxito, valorizamos voltar a ter uma comunicação presencial, dinamizar o ambiente acadêmico e melhorar a formação dos nossos alunos.

Para iniciar es readaptação, a FAESF dedicou as Jornadas científcas ao tema: “ aptidões, instrumentos e valores do profissional pós-pandemia”, com a realização de palestras e oficinas que ajudassem ao aluno a desenvolver várias das habilidades necessárias para esse novo período histórico, com foco na qualificação que fará com que nossos alunos possam consolidar-se no novo mercado de trabalho. Além das oficinas sobre metodologia científica e da apresentação dos trabalhos científicos dos alunos.

É falso que os países mais prósperos tenham melhor educação. Na verdade os países com mais e melhor Educação são os mais prósperos. A formação universitária é fundamental para afrontar os desafios do futuro.

Investir na Educação e na Pesquisa é investir no futuro. No futuro dos nossos filhos e netos e no futuro do País.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.6.3.2022.168

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 REVISTA DA FAESF


ISSN 2594-7125

©2017 FAESF - Faculdade de Floriano


Indexada:

google acadêmico sumários.org

  LOCKSS