Influência da mídia televisiva na alimentação de escolares: revisão de literatura integrativa

Jean Carlos Barroso de Sousa, Maria Laura Porto Souza Ribeiro, Priscila Osório Fernandes

Resumo


Introdução: Os primeiros anos de vida tem uma grande influência no decorrer da vida de qualquer indivíduo. Nessa fase as escolhas alimentares e aversões são pré-estabelecidas, mas é justamente nessa etapa que as pessoas estão mais propensas às grandes influências das mídias sociais, isso muito se dá pelo fato de ser uma forma de entretenimento na qual as empresas aproveitam para expor seus alimentos e/ou produtos alimentícios, sempre fazendo o uso das melhores estratégias para atingir seu público alvo. Objetivo: Com isso, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência da mídia televisiva na alimentação infantil. Metodologia:Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica do tipo integrativa, na qual são abordados e comparados alguns artigos que mostram o quanto as mídias, principalmente a televisiva pode influenciar nos hábitos alimentares de crianças com idade média de 2 a 10 anos de idade. Resultados: A maior parte dos estudos abordados mostram que as crianças sofrem mudanças nos hábitos alimentares e que seus pais acabam sendo influenciados pelas mesmas. Conclusão: pode-se concluir que a mídia televisiva é uma das maiores influenciadoras nos hábitos alimentares das crianças, isso porquê as empresas divulgam seus produtos oferecendo brindes, brinquedos, descontos, exposição de personagens, dentre outros muitos artefatos utilizados para atingir seu público alvo.

Palavras-chave


Mídias sociais; Escolares; Alimentação infantil; Televisão; Comportamento alimentar

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DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.5.4.2021.162

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