Análise das propriedades mecânicas do concreto através da substituição dos agregados por poliestireno a partir de copos descartáveis

Giovanna Tainara de Morais Sousa, Karolainy Farias de Miranda Feitosa, Francisca Itaynara de Souza Araújo

Resumo


O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, encontrados desde obras residenciais, comerciais, rodoviárias e de saneamento. Este por sua vez é composto cimento, areia, britas ou seixos, e pode ter a adição de substâncias químicas. O presente artigo se justificou pela existência da necessidade de se reutilizar materiais que são descartados de forma inadequada no meio ambiente, como os copos descartáveis e utilizá-lo como substituto dos agregados para a alteração das propriedades do concreto. Visando dessa forma, trazer melhorias ao concreto e agregando a preservação do meio ambiente. O objetivo geral dessa pesquisa foi o de analisar a influência da substituição no que tange a resistência à compressão do concreto. A pesquisa teve caráter experimental, e foi realizada por meio do ensaio de resistência a compressão. Dessa forma, foi observado que a partir da substituição do volume da areia por poliestireno, provocou nas propriedades de estado endurecido, uma diminuição significativa na resistência mecânica do concreto, sendo que os corpos de prova de 5% tiveram melhor desempenho que os de 10% de substituição. E com relação as propriedades do estado fresco, também foram reduzidas sua trabalhabilidade e consistência, sendo necessário o aumento da quantidade de água.

Palavras-chave


Concreto; Poliestireno; Reutilização

Texto completo:

PDF

Referências


ABRELPE. Associação Brasileira De Empresas De Limpeza Pública E Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. 2016.

AMORIM, Luciana Viana et al. Reciclagem de rejeitos da construção civil para uso em argamassas de baixo custo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 3, n. 2, p. 222-228, 1999.

ARNOLD, Daiana Cristina Metz. Análise da influência da forma dos grãos nas propriedades das argamassas. 2011.

BASTOS, Paulo Sérgio dos Santos. Fundamentos do concreto armado. Bauru: Unesp, 2006.

BOTARO, Vagner Roberto et al. Obtenção e caracterização de blendas de asfalto CAP 20, modificado com poliestireno reciclado, resíduos de pneu e lignina organossolve. Rem: Revista Escola de Minas, v. 59, n. 1, p. 117-122, 2006.

BUSSOLO, Claudio de Souza et al. Influência do uso de poliestireno expandido (EPS) como agregado em argamassa. 2020

DO NASCIMENTO, Laécio Guedes et al. Reutilização do copo descartável triturado como fibra no concreto/Reuse of disposable cup crushed as fiber in concrete. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 12, p. 32761-32768, 2019.

KAEFER, Luís Fernando. A evolução do concreto armado. São Paulo, v. 43, 1998.

MALERE, Caroline Paganucci dos Reis et al. Síntese e caracterização de padrão de poliestireno para cromatografia de permeação em gel através da polimerização via radical livre controlada mediada por radicais nitróxidos. 2011.

MARTINS, Paulo Benjamim Morais. Influência da granulometria agregado miúdo na trabalhabilidade do concreto. Monografia, 2008.

MORATELLI, Roni Cleyton; ROHDEN, Abrahão Bernardo; MATOS, Lúcio Flávio da Silveira. Redução do consumo de cimento Portland em concreto convencional com o uso de aditivo superplastificante. 2017.

MOTTA, Rosângela dos Santos. Estudo laboratorial de agregado reciclado de resíduo sólido da construção civil para aplicação em pavimentação de baixo volume de tráfego. 2005. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

______. NBR NM 67: Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Rio de Janeiro, 1998.

______. NBR 5739: Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 2007.

______. NBR 5738: Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro, 2015.

______. NBR 7211: Agregados para concreto – Especificação. Rio de Janeiro, 2005.

PEDROSO, Fábio Luiz. Concreto: as origens e a evolução do material construtivo mais usado pelo homem. Concreto: material construtivo mais consumido no mundo, São Paulo: IBRACON, n. 53, p. 14-19, jan./mar. 2009.

PINHEIRO, Libânio M. Fundamentos do concreto e projeto de edifícios. 2007.

ROYER, Betina et al. Efeito da aplicação do poliestireno sulfonado (PSSNa) como aditivo em argamassas e concretos de cimento Portland CPV32. Polímeros, v. 15, p. 63-67, 2005.

TESSARI, Janaina et al. Utilização de poliestireno expandido e potencial de aproveitamento de seus resíduos na construção civil. 2006.




DOI: https://doi.org/10.58969/25947125.5.4.2021.160

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 REVISTA DA FAESF


ISSN 2594-7125

©2017 FAESF - Faculdade de Floriano


Indexada:

google acadêmico sumários.org

  LOCKSS