27/11/2017 17:50:26

I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA PROMOVIDA PELO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA FAESF

I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA PROMOVIDA PELO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA FAESF

Nos dias 21 e 22 de Novembro de 2017 o curso de serviço social da Faesf em parceria com a Secretaria de Cultura do Município promoveu um espaço de discussão quanto as questões étnico -raciais.


Este evento teve como objetivo contribuir para a efetivação do respeito às diversidades existentes, das culturas múltiplas, visto que estas se somam à continuidade da luta pela afirmação de direitos e emancipação humana, que garantam aos indivíduos o lugar de prota­gonistas e participantes dos projetos políticos, sociais culturais e econô­micos do Brasil.  


No primeiro dia estavam presentes Elineuza Ramos da Silva Secretária de Cultura, Jesuíno Pereira Neto Presidente do Movimento Negro Dandara, Jovelina Gonçalves secretária geral do Movimento Dandara, bem como integrantes do movimento, a coordenadora do curso de serviço social Flávia Pereira Castro Lustosa, Profª Glauce Barros Santos, Profº Ítalo Cristiano, demais professores da FAESF, acadêmicos do curso de serviço social e acadêmicos do curso de administração e ciências contábeis.


No dia 21 os acadêmicos do curso de serviço social desenvolveram diversas atividades orientados pela professora Glauce Barros Santos para apresentar aos presentes no intuito de que todos pudessem vivenciar a teoria no que tange as questões étnico-raciais de forma prática e reflexiva. Foram apresentadas danças, músicas, exposição fotográfica retratando a comunidade quilombola Mimbó, varal de poesias, distribuições de cartilhas informativas sobre a temática, bem como um diálogo apresentado em forma de relato de experiência pela aluna do VI bloco de serviço social Nailah do Nascimento, como também uma palestra proferida pelo Prof.Ms Ítalo José de Sousa tendo como tema: O trabalho escravo no Brasil como continuidade histórica: Uma análise dos desafios para o enfrentamento.


No dia 22 contamos com diversas apresentações como uma performance intitulada "Experimentação em Processos de Criação sob Mediação da Moulage na construção das indumentárias africanas" com os alunos da UFPI Jairan Azevedo e Laynne Taline tendo como Configurações Coreográficas a Prof. Antonia Mary, apresentação de capoeira Centro Oeste, Hip Hop, desfile da Beleza Negra e os candidatos da beleza negra deste ano de 2017 e uma mesa redonda tendo como participantes Elineuza Ramos da Silva, Prof.Antonia Mary, Jaqueline Monteiro e Prof. Ms Isabelle Feitosa Tomé onde abordaram em diversas perspectivas e nuances as questões étnico-raciais.


Dessa forma, o curso de serviço social da FAESF promoveu um espaço para ser discutida as questões étnico-raciais, por acreditar que as opressões, os preconceitos, os estigmas são minimizados quando desenvolvem processos amplos de informações e conhecimentos. É necessário discutir e promover ações que venham despertar o respeito a todos os seres humanos, independente de identidade de raça, cor, cultura, religiões ou qualquer forma de ato discriminatório e preconceituoso a pessoa humana.



























Postado por: Assessoria de Imprensa

Comentários(0)

Escreva um comentário!

 


FAESF
FAESF