DIA 13 DE OUTUBRO COMEMORA-SE O DIA DO FISIOTERAPEUTA

DIA 13 DE OUTUBRO COMEMORA-SE O DIA DO FISIOTERAPEUTA

No dia 13 de outubro, é comemorado o dia nacional do Fisioterapeuta. A data é em alusão ao dia da regulamentação da profissão no Brasil, 13 de outubro de 1969, que desde então, vem se desenvolvendo diariamente, crescendo, evoluindo, trazendo uma abordagem funcional e humana ao paciente que dela necessita, devolvendo o movimento, melhorando a qualidade de vida das pessoas.


A profissão Fisioterapia, está presente em todos os níveis de assistência a saúde, dentro de uma abordagem multiprofissional, seja atenção básica, passando pelo ambulatório até as UTI's, seja com ações preventivas, reabilitativas ou de promoção em saúde. O foco principal do Fisioterapeuta é o movimento humano, em todas as suas formas de expressão e abordagem, onde esse profissional desenvolve um raciocínio clínico em ciam do quadro do paciente, partindo de uma rigorosa avaliação clínica inicial, diagnóstico cinesiológico-funcional, para chegar ao tratamento, onde ele tem em mãos vários recursos, como os cinesioterapêuticos, elétricos, térmicos, manuais, luminosos  e hidroterapêuticos. Variadas são seus campos de atuação, como na traumato-ortopedia, Respiratória, Cardiovascular, UTI, reumatologia,  uroginecologia e obstetrícia, saúde preventiva do trabalhador, perícia judicial, dentre outras.


 


A FAESF parabeniza a todos os profissionais fisioterapeutas do Brasil, em especial seus mais de 200 egressos, formados nessa IES, no melhor curso de Fisioterapia da região, com um quadro de professores extremamente qualificados, para os quais também desejamos  votos pelo dia do Fisioterapeuta. Viva 13 de outubro!!! Viva a Fisioterapia!!!




FAESF
FAESF