I OFICINA DE ORIENTAÇÕES E CUIDADOS A IDOSOS ACAMADOS E CADEIRANTES

I OFICINA DE ORIENTAÇÕES E CUIDADOS A IDOSOS ACAMADOS E CADEIRANTES

Os alunos do 10° bloco de Enfermagem realizaram na última semana, a I Oficina de cuidados a pacientes idosos acamados e cadeirantes, aconteceu entre os dias 08 e 10 de junho, na FAESF, coordenados pela docente Enfa. Msc. Jayra Adrianna S. Sousa.


A programação contemplou temas voltados para os cuidadores com o objetivo de otimizar e humanizar a assistência (Polifarmácia, prevenção de lesão por pressão, violência ao idoso,  do paciente limitado, banho no leito e atenção às urgências). Com palestras, demonstrações e práticas, com os docentes dos cursos de Direito, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem.


O evento contou com estudantes dos cursos profissionalizantes e acadêmicos dos cursos da saúde da FAESF e de outras instituições de ensino de Floriano.


Cuidar de pacientes acamados é uma tarefa que requer uma atenção especial. Devido ao estado de saúde, essas pessoas, na maioria dos casos, encontram-se debilitadas e precisam de apoio, paciência e compreensão. Os cuidados com a higiene, alimentação e transporte são fundamentais para evitar problemas que podem surgir durante o tratamento. Manter a limpeza do ambiente, do leito e o cuidado nas trocas de roupas, no banho e no preparo dos alimentos deve ser rotina para evitar infecções e complicações. Não só o cuidador, mas todas as pessoas que têm contato com acamado devem manter a higiene e sempre lavar bem as mãos antes de tocar em qualquer utensílio ou alimento do paciente.

















 









FAESF
FAESF