A LINGUAGEM COMO INTERAÇÃO COMUNICATIVA

A LINGUAGEM COMO INTERAÇÃO COMUNICATIVA

A linguagem é responsável pela disseminação de informação e conhecimentos humanos, e é através dela que aperfeiçoa a capacitação em todas as áreas do conhecimento. A linguagem é um tipo de ação que, se bem desempenhada, pode ter efeitos decisivos na vida do indivíduo e na vida das pessoas a seu redor. O poder transformador da ação implica que toda atuação acarreta consequências, mas nem sempre é possível antecipar os efeitos de suas ações.


Neste sentido, as aulas de língua portuguesa desenvolvidas em sala de aula têm contribuído no processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos, integrando e socializando os mesmos, a fim de promover o desenvolvimento individual e integral de cada indivíduo.


Desta forma, a Professora Glauce Barros Santos professora da disciplina de língua portuguesa vem trabalhando estratégias de ensino para que os acadêmicos do curso de Direito possam vivenciar na prática as teorias aprendidas na Argumentação Jurídica.


O Debate e o Jogo de Perguntas e Respostas foi o mecanismo utilizado para que os acadêmicos do Curso de Direito pudessem praticar o ato comunicativo, expressividade, jogo de palavras, vocabulário, raciocínio lógico, dentre outras variáveis presentes na argumentação.


Percebemos que a interação comunicativa é de suma importância para a construção do conhecimento, propiciando assim novas descobertas, e o desabrochar de novas habilidades.



















FAESF
FAESF